De acordo com as últimas previsões da GfK, os consumidores portugueses vão comprar mais produtos tecnológicos no Natal deste ano do que compraram na época festiva de 2015.

Dados da analista indicam que a faturação do mercado da tecnologia de consumo já aumentou 3,6% entre janeiro e setembro, face ao período homólogo do ano passado, mas as compras de Natal deverão levar esta percentagem até aos 4%.

Um dos segmentos que mais beneficiou do crescente sentimento de confiança dos consumidores foi o segmento das telecomunicações que no terceiro trimestre do ano cresceu 11% relativamente ao mesmo período de 2015.

Ao Público, os retalhistas anteciparam que os smartphones vão continuar a ter procura nos dias que faltam até ao fim do ano. Para 2017, afirmou a Fnac em resposta a questões do jornal, "a estimativa é que se mantenha uma tendência de crescimento positiva". A Worten também destaca o peso das vendas neste segmento. Só em 2015, adiantou a diretora de marketing, Inês Drummond Borges, "a categoria [dos smartphones] valeu cerca de 16% das vendas totais" daquela rede de lojas.

Curiosamente, a tendência é contrastante com o abrandamento que se regista em termos globais. Segundo a IDC, uma analista norte-americana, o mercado dos equipamentos móveis quase estagnou entre julho e setembro deste ano. Ao todo apenas foram enviados 363 milhões de telemóveis para as lojas, mais 1% do que no mesmo período de 2015. Ainda assim, o crescimento foi sustentado pelas marcas asiáticas menos sonantes. Apple e Samsung, registaram quebras.

Outra das justificações para o aumento das vendas no mercado da tecnologia de consumo reside no crescimento verificado no segmento dos eletrodomésticos. Diz o Público que "este tipo de equipamentos [frigoríficos e máquinas de lavar] tinha crescido 7% no terceiro trimestre, face aos mesmos meses de 2015, ao passo que as vendas de eletrodomésticos de pequena dimensão aumentaram 11%".

A procura por produtos tecnológicos durante a época festiva deverá ser, no entanto, dominada por "produtos de entretenimento como as consolas e os jogos". Só entre 15 de novembro e 6 de dezembro, a Worten vendeu mais de 48 mil jogos e 46 mil smartphones. Ao leque de produtos mais apetecidos, a GfK acrescenta as televisões, as colunas com ligação por bluetooh e as barras de som para televisores.

Hoverboards, drones e óculos de realidade virtual também registam mais procura do que há um ano atrás.

Ao todo, os portugueses já gastaram um total de 682 milhões de euros em tecnologia, mas é unânime que este número ainda vai aumentar substancialmente até final do ano.