O presidente da Carnegie Mellon University (CMU) vai estar em Portugal nos próximos dias 16 e e 17 de julho para discutir o futuro da parceria entre a universidade e o país.

Farnam Jahanian vai encontrar-se com Manuel Heitor, atual ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Paulo Ferrão, presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT).

Para além de reuniões, o presidente da CMU deverá ainda visitar algumas empresas locais e participar num debate com "vários representantes de universidades e instituições de investigação portuguesas, bem como empreendedores, líderes de empresas e representantes de outros organismos públicos", pode ler-se em comunicado enviado à imprensa pela Carnegie Mellon Portugal.

Programa Carnegie Mellon Portugal: 10 anos, 11 startups e 67 milhões em investimento
Programa Carnegie Mellon Portugal: 10 anos, 11 startups e 67 milhões em investimento
Ver artigo

“A parceria entre a CMU e as universidades portuguesas criou já um ecossistema internacional fértil na captação de talento, na investigação, e nos fluxos de ideias e de pessoas entre academia e empresas que resultaram já numa cultura única que vai da ciência à inovação", refere o diretor da parceria na CMU, José M. F. Moura, acrescentando que "este espírito deu origem, por exemplo, a 11 startups no âmbito do programa com centenas de postos de trabalho em tecnologias de ponta no país e que atraíram já investimento estrangeiro muito significativo. Pretende-se com esta visita aprofundar a colaboração entre Portugal e a CMU como agente de mudança, desenvolvendo atividades significativamente diferentes das que tradicionalmente associamos à universidade e que reforcem o espírito empreendedor e inovação dos académicos portugueses, criando emprego de alta qualidade e riqueza em Portugal”.

A restante delegação da Carnegie Mellon integra, para além do presidente, Manuela Veloso, diretora do departamento de Machine Learning, Jodi Forlizzi, do Human-Computer Interaction Institute e da School of Computer Science, Raj Rajkumar, do departamento de Electrical and Computer Engineering, e diretor da iniciativa Metro 21 e do GM Collaborative Research Lab, Rick Siger, diretor da área de Strategic Initiatives and Engagement da CMU, e José M. F. Moura, diretor do programa CMU Portugal.

Recorde-se que esta parceria é responsável por iniciativas de intercâmbio que têm levado vários estudantes a estudar nos Estados Unidos da América; bolsas de doutoramento; programas de aceleração de startups; e pela dinamização de várias conferências que têm trazido a Portugal muitos especialistas do sector tecnológico.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.