Os profissionais das tecnologias de informação são os menos interessados em mudar de emprego. Este número mostra o bom estado de saúde do ramo tecnológico em Portugal e a conclusão foi feita com base num estudo de mercado feito pela Hays, que demonstrou também um crescimento no número de empresas que pretendem contratar novos trabalhadores em 2015.



A Hays, especializada no recrutamento de profissionais qualificados, realizou entrevistas a 3701 profissionais e a 705 empregadores, concluindo que apenas 68% das pessoas com funções na área das tecnologias de informação consideram mudar de emprego. Este é um número inferior à média, que desceu em 2014 para os 75% depois de, na edição transata, ter alcançado os 83%. No topo da tabela de profissionais mais descontentes estão os setores de Marketing e Vendas e ainda o ramo da Banca e Seguros.



Dentro das TI, as funções de programador, consultor, analista funcional e administrador de sistemas são as que as empresas mais procuram, ao passo que os gestores de vendas e os testadores de software são as funções menos requisitadas.



Esta análise das tendências do mercado de trabalho mostra também que, em 2015, 70% dos empregadores inquiridos pretendem contratar mais colaboradores, um número bastante positivo considerando os 53% verificados no ano anterior. As preferências de recrutamento variam mediante a zona do país: o norte e o sul têm preferência por comerciais, enquanto o centro procura na sua maioria engenheiros.



Contudo, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados já levou 46% das empresas a contratar pessoas menos adequadas para a função, isto apesar de 36% dos profissionais que responderam ao questionário terem afirmado que já recusaram uma oferta de trabalho.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.