Criado em 2014, o programa Ativar Portugal parte para novos desafios, procurando acompanhar a internacionalização das startups portuguesas, e quer concentrar esforços nesta nova meta.

Sem esquecer as linhas que deram origem à iniciativa, dinamizando a criação de emprego e depois apontando especificamente às startups, a Microsoft Portugal acredita que esta é uma oportunidade de acelerar o desenvolvimento económico. E dois estudos hoje revelados provam que o sector está a mexer.

"O sector tecnológico é uma das grandes oportunidades para Portugal se tornar relevante. E as startups são uma excelente oportunidade para colocar Portugal em destaque positivamente, num contexto de uma economia global, e desta forma sermos mais competitivos e acelerarmos o nosso desenvolvimento económico”, sublinha João Couto, diretor geral da Microsoft Portugal.

O evento que a empresa hoje organiza em Lisboa pretende ser uma mostra do que já se faz nesta área, reunindo parceiros e mostrando exemplo relevantes, mas também uma oportunidade para estabelecer parcerias e fazer negócios.

No último ano o Ativar Portugal já garantiu apoio a mais de 100 startups de base tecnológica, muitas das quais estão presentes no guia “Portugal Startups Spotlight 2016”.

A iniciativa dinamizada pela sucursal da Microsoft Portugal tem gerado interesse a nível internacional pela visibilidade e pelas parcerias conseguidas no ecossistema empreendedor.

Vai um speed dating ao género empresarial?

A par do evento de hoje realizam-se cerca de 250 encontros, seguindo o modelo de “Business Speed Dating”. É a quarta vez que este tipo de encontros acontece, tendo-se registado no primeiro ano mais de 310 reuniões entre grandes empresas portuguesas e internacionais e as startups apoiadas pelo Ativar Portugal.

Estes encontros pretendem potenciar possiveis parcerias que abram portas ao crescimento mútuo, complementando competências e valências das várias startups.