A Portugal Telecom e a Telefónica devem nas próximas semanas iniciar conversas no sentido de explorar possibilidades de integração entre a Vivo e a Telesp. A informação é avançada hoje pelo Financial Times, que adianta ser intenção da Telefónica optimizar a sua presença no Brasil, onde partilha o controlo da Vivo com a PT e controla a Telesp, operadora de telecomunicações fixas.




De acordo com a mesma fonte, o incumbente espanhol tem para propor à Portugal Telecom uma integração ao nível da rede das duas empresas, operações de marketing e funções de backoffice. Fruto da integração, ambas as empresas passariam a lançar no mercado ofertas combinadas.




A consequência das medidas seria uma forte redução de custos, algo que se apresenta como relevante para a Telesp que nos últimos três meses do ano passado viu as receitas descerem 16 por cento. A empresa está também a braços com uma concorrência mais apertada e a sofrer as consequências de no ano passado ter sido proibida pelo regulador e oferecer serviços ADSL durante algum tempo por falta de qualidade de serviço.




O Financial Times, que não conseguiu comentários à informação nem da PT nem da Telefónica, também antecipa que se as negociações com a PT para a integração da Vivo e da Telesp falharem a Telefónica pode considerar outras formas de assegurar uma presença mais optimizada no país.




A alternativa pode passar pela aquisição da Telecom Itália, que detém a TIM Brasil, terceira maior operadora móvel daquele país da América Latina. Por esta via, o grupo espanhol manteria assim a possibilidade de integrar a sua operação fixa com uma operação móvel.