As áreas de Cloud, Internet das Coisas (IoT) e soluções Machine to Machine (M2M) são segmentos de negócio onde a PT já tem provas dadas, tendo garantido a atenção de várias empresas do Grupo Altice que pretendem tirar partido do know how já desenvolvido em Portugal.

Na conferência marcada para hoje em Lisboa, Armando Pereira, co-fundador da Altice, destacou os seus objetivos com esta estratégia: "Queremos e vamos ser o parceiro de referência das empresas, de grande e pequena dimensão e das cidades", explicou, afirmando que no último ano o Grupo tem vindo a tornar-se uma referência nas soluções empresariais.

Portugal é um exemplo único para todas as filiais da Altice, e fornece todo o grupo em tecnologia de vanguarda, justifica Armando Pereira, agradecendo a todas as equipas por fazerem da PT um parceiro de referência, uma ideia que já foi partilhada há um mês atrás quando a estratégia global empresarial do Grupo Altice foi anunciada em Paris, França.

Na mesma linha de ideias que o co-fundador da Altice, Michel Combes, Chief Operation Officer da Altice, revelou-se impressionado sobre a forma como a Portugal Telecom tem mantido a liderança e desenvolvimento de negócio nos últimos dois anos apesar das condições "desafiantes". 

O COO da Altice adiantou que o segmento empresarial da Altice conseguiu em 2015 receitas de 3,6 mil milhões de euros com o negócio em vários países, como a França, Portugal, Israel, República Dominicana, entre outros, e soma mais de 1,4 milhões de clientes. Esta área conta com mais de 6 mil colaboradores dedicados com competências únicas na área das telecoms e TI, numa organização de networking horizontal que já provou a sua eficiência.

"Queremos ser líderes na estratégia de comunicações convergentes", afirmou Michel Combes, referindo-se à ligação entre telecomunicações e seriços e lembrando ainda que esta estratégia está sustentada no investimento e na qualidade da infraestrutura, com a aposta em redes de alta velocidade. 

A posição de Portugal foi também destacada. "Estamos orgulhosos de trabalhar convosco, e de ser um player neste mercado, e um dos principais contribuintes para a economia portuguesa [...] temos muito a alcançar juntos nos próximos anos", justificou.

"Claramente Portugal dinamiza inovação para a Altice em todo o mundo e o grupo oferece talento e acesso a clientes em todo o mundo", referiu, lembrando que esta é uma forma e apoiar as empresas portuguesas para serem mais eficientes em Portugal e competir no mundo.

Também Paulo Neves, CEO da PT, lembrou que a empresa é líder no mercado empresarial em Portugal, em receitas e em mercado, e que esta é uma das áreas de aposta. O mercado tem sofrido com as condições económicas, mas neste momento a reorganização da empresa garante maior agilidade e capacidade de resposta às necessidades dos clientes, detalha. Questionado pelos jornalistas em relação aos últimos dados do mercado, que mostram quebras no segmento B2B, Paulo Neves garante que essa fase está ultrapassada e que se regista agora um período de crescimento.

O CEO da empresa referiu também os investimentos anunciados, sobretudo na área de fibra ótica, mas destacou a excelência da equipa e a inovação que permite apresentar sistematicamente soluções inovadoras.

Tecnologia em destaque nas soluções B2B

A par da conferência a Portugal Telecom aproveitou para demonstrar diversas tecnologias desenvolvidas na área das Internet das Coisas, que já são utilizadas e que podem ser "exportadas" para outros países. A conetividade Sigfox e a infraestrutura de suporte são duas das mais valias na área da conetividade gerida, onde a PT oferece soluções completas com o apoio de parceiros. Na área de gestão de recursos a PT tem uma solução de telemetria de água, desenvolvida com a Janz e a Narrownet, que fornece informação atualizada sobre consumos e deteção de fugas, assim como leituras reais, mas há outros exemplos na área da gestão agricola para controle de sistemas de rega e poupança no consumo de água, 

Entre as soluções B2B desenvolvidas em Portugal que estão a ganhar espaço no Grupo Altice conta-se o GlobalConnect Pack, que pode ter um papel importante na transformação dos processos de negócio das empresas. A solução foi selecionada como a plataforma de Comunicações Unificadas para todo o Grupo Altice e neste momento está em fase de roll-out para várias operações Altice. A PT garante que o roadmap está consolidado para introdução de novas features, considerando as necessidades das várias geografias e mercados.

A PT Empresas demonstrou ainda das soluções de Security Operations Center (SOC), uma unidade central de segurança informática que monitoriza 24x7 sistemas de TI prevenindo e mitigando cyberataques direcionados a clientes específicos, e as soluções de servidores privados.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação recolhida na conferência.