A Razer, tecnológica norte-americana especializada em equipamentos para videojogos, anunciou a compra da THX, empresa para a área do audiovisual fundada por George Lucas, criador da saga Star Wars, em 1983.

Em comunicado, a Razer revela que vai manter todos os gestores e funcionários da organização adquirida e dar-lhe total liberdade para operar de forma "independente [...] e afastada do curso do negócio da empresa-mãe".

“Esta compra irá permitir-nos reforçar a nossa liderança em gaming ao mesmo tempo que expandimos o desenvolvimento de produto, design e tecnologia para outros aspetos do entretenimento, como vídeos e música”, diz Min-Liang Tan, CEO e co-fundador da Razer.

Apesar de ter sido criada a pensar no cinema, a audiovisual tem expandido o seu raio de ação a outras áreas como a eletrónica de consumo, sistemas de som automóvel e concertos, iniciativas que convergem com a visão que Min-Liang tem para a sua empresa. "A indústria do entretenimento está a convergir, estamos a ver videoclipes gravados em 360 graus, filmes transformarem-se em jogos e jogos transformarem-se em filmes", um cruzamento  entre sectores que, diz o CEO, deverá transformar a Razer numa empresa, não exclusivamente de gaming, mas de entretenimento no geral, de "música, filmes, e jogos".

Neste sentido, a aquisição da THX é sobretudo uma aposta na legitimação dos futuros produtos da Razer. Tal como Min-Liang explica ao The Verge, "a THX é uma daquelas marcas de culto da indústria do cinema e do áudio". Por outro lado, a empresa que Lucas fundou há 33 anos pode beneficiar das boas relações que a sua compradora mantém no mercado asiático.

A aquisição foi acertada no início do mês, mas os detalhes financeiros da transação não foram revelados.