Os dados acabam de ser divulgados pela Altice Portugal, indicando que "revela em todos os principais indicadores operacionais e financeiros a trajetória sólida de crescimento, a expansão da liderança no setor e o reforço do investimento".

Segundo a informação publicada, as receitas da Altice Portugal cresceram 9,1%, em termos homólogos, fixando-se no terceiro trimestre em 742 milhões de euros, enquanto o EBITDA atingiu os 281 milhões, numa subida de 20,3% face ao mesmo período de 2022. Também o investimento aumentou, para os 110 milhões de euros, com a aposta na transformação das infraestruturas, em standards de qualidade de serviço, na inovação e no investimento em Portugal, realça a empresa.

Em comunicado a Altice Portugal refere que a cobertura da rede 5G atinge já 95,6% da população portuguesa e que na fibra ótica a rede já chega a 6,3 milhões de lares e empresas, em todo o país. Em setembro a Altice lançou a primeira oferta nacional de 10 Gbps simétricos, com a mesma velocidade de download e upload, que ficou disponível em todas as capitais de distrito para consumidores particulares e empresas.

Nos últimos meses as investigações judiciais relacionadas com a Operação Picoas levaram ao afastamento e suspensão de várias figuras importantes na Altice, entre as quais Hernâni Vaz Antunes que está em prisão domiciliária, e Alexandre Fonseca, ex-CEO da Altice Portugal, que pediu suspensão de mandato de co-CEO do grupo Altice.

Os resultados da empresa não perecem ter sofrido impacto desta investigação e nos primeiros nove meses do ano, as receitas cresceram 11,6% e o EBITDA 13,5%, fixando-se em 2.159 milhões de euros e 781 milhões de euros respetivamente, face a igual período do ano anterior. O investimento neste período  foi de 341 milhões de euros.

Em comunicado a empresa sublinha que "a estratégia definida continua a resultar no aumento da Base de Clientes, no crescimento da Receita e dos Resultados Operacionais, numa diversificação ímpar do portefólio de produtos e serviços, impulsionada pela inovação, no reforço constante das suas redes fixas e móveis e em elevados padrões de qualidade de serviço".

Desempenho positivo na área de consumo e empresas

Nos últimos 12 meses a base de clientes de serviços fixos cresceu 4,7%, enquanto os clientes de serviço de televisão por subscrição cresceram 3,6%. A Altice Portugal refere que as receitas do segmento consumo atingiram os 341 milhões de euros no terceiro trimestre de 2023, crescendo 3,4%,impulsionadas pela subida do número de clientes e da receita média por cliente (ARPU)

Em termos de clientes únicos há também um crescimento, com uma subida de 1,1% face ao ano anterior e mais de 18 mil adições líquidas nos últimos 12 meses, para os 1,7 milhões.

Novo centro de interligação de redes internacionais da Altice Portugal recebe investimento de 3 milhões de euros
Novo centro de interligação de redes internacionais da Altice Portugal recebe investimento de 3 milhões de euros
Ver artigo

Também as receitas do segmento de serviços empresariais são positivas, com um crescimento de 14,4% e 401 milhões de euros registados neste trimestre. A empresa refere que são impulsionadas "pela convergência de serviços Telco e não-Telco na Base de Clientes, pelo crescimento das novas linhas de negócio que respondem às tendências atuais de transformação digital, pela expansão para mercados adjacentes e pelo contínuo crescimento da Altice Labs decorrente da exportação de inovação tecnológica para o mercado internacional".

É ainda destacado que "para a performance positiva do Segmento de Serviços Empresariais contribuiu também o negócio de desenho, construção e operação e manutenção de uma rede de fibra ótica na Alemanha sob a liderança da Geodesia Internacional, empresa do universo Altice".

A MEO revolucionou o mercado com o lançamento da . Esta solução pioneira de internet, de hipervelocidade através de fibra ótica, introduziu em Portugal uma nova realidade tecnológica com acesso a uma rede com velocidade, fiabilidade e estabilidade nunca antes alcançadas.
Segundo dados publicados pela ANACOM, uma vez mais a MEO foi a operadora que apresentou a menor taxa de reclamações por mil clientes, fruto da forte aposta da Altice Portugal em níveis de excelência na Qualidade de Serviço prestada aos seus clientes.

O EBITDA aumentou +20,3%, face ao terceiro trimestre de 2022 para 281 milhões de euros, alavancado no crescimento sustentado da Base de Clientes, incremento do ARPU, diversificação do portefólio e na contínua disciplina dos custos operacionais.
O Investimento ascendeu a 110 milhões de euros, reafirmando-se a aposta continuada na transformação das infraestruturas, em elevados standards de qualidade de serviço, na inovação e no investimento em Portugal.
A Altice Portugal lidera em termos de inovação tecnológica e experiência de cliente cada vez mais digital,