No primeiro semestre financeiro terminado a 31 de Setembro de 2001, a Vodafone Telecel gerou receitas operacionais e receitas de serviços de 513,2 milhões de euros e 478,4 milhões de euros (102,8 milhões de contos e 95,9 milhões de contos), respectivamente, apresentando crescimentos de 21,1 por cento e de 23,6 por cento relativamente ao mesmo período no ano anterior, segundo comunicado oficial divulgado esta quinta-feira.



Porém, apesar deste crescimento de receitas, os resultados operacionais da empresa diminuiram em mais de 14 por cento face ao mesmo período do ano passao, já que a empresa apresentou neste primeiro trimestre fiscal resultados de 78,3 milhões de euros (perto de 15,7 milhões de contos), quando em 2000 estes tinham ascendido a 91,3 milhões de euros (cerca de 18,3 milhões de contos).


O EBITDA registado foi de 139,7 milhões de euros (28 milhões de contos), verificando-se uma redução de 1,1 por cento relativamente ao período homólogo do ano anterior e um crescimento de 25,3 comparativamente aos seis meses anteriores. Excluindo custos operacionais e de desenvolvimento de novos negócios, o EBITDA ascendeu a 146,3 milhões de euros e alcançou uma margem de 31,2 por cento sobre as receitas de serviços.



Resultado do registo de mais 190.147 clientes desde 1 de Abril de 2001, a base de clientes da rede celular da Vodafone Telecel totalizava 2.668.947 no final do passado mês de Setembro. Na mesma data, cerca de 92 por cento dos clientes celulares registados eram activos.



Os produtos pré-pagos continuaram a representar a grande maioria das activações brutas na Telecel Vodafone. Segundo o operador, no fim do passado mês de Setembro os clientes de produtos pré-pagos registados representavam aproximadamente 75 por cento da sua base de subscritores. A receita média mensal por cliente registado (ARPU) foi de 30,42 euros (6.098 escudos) durante o primeiro semestre de 2001, um decréscimo face a período homólogo de 2000 quando se situava nos 6.728 escudos (33,5 euros).



Durante o primeiro semestre de 2001 foram contabilizadas 2.179 milhões minutos de comunicações de voz, representativos segundo a Vodafone Telecel de um crescimento de 22,1 por cento em relação ao segundo semestre de 2000. A utilização média mensal foi de 141 minutos de voz por cliente.



Segundo a Telecel Vodafone, aproximadamente 40 por cento da base total de clientes da sua rede móvel usa regularmente o serviço de SMS (Short Message Service), que enviaram em média 49 mensagens escritas por mês no período observado. As receitas de dados móveis, que compreendem SMS, acesso móvel à Internet, dados e fax, representaram cerca de 5 por cento das receitas de serviços da Vodafone Telecel no primeiro semestre de 2001 e o operador espera que estas representem valores superiores a 20 por cento nos próximos 5 anos.



No final de Setembro de 2001, a Vodafone Telecel tinha cerca de 520.000 clientes registados no serviço de acesso à Internet, representativos de um aumento de 121.000 clientes durante aquele período. No passado dia 9 de Novembro, a empresa concretizou a transacção com a Vizzavi relativamente à venda de 80 por cento do seu portal Netc (ver Notícias Relacionadas).



Em relação ao seu serviço de acesso fixo indirecto, a Vodafone Telecel informa que existiam cerca de 105 mil clientes registados no final de Setembro de 2001, dos quais cerca de 80 por cento são clientes empresariais, o segmento de mercado no qual o operador concentra a sua actividade comercial na área fixa.



A Vodafone Telecel salienta que mantém o seu objectivo de crescimento de dois dígitos do EBITDA anual de 2001. "Esperamos um crescimento de EBITDA no ano de 2001, relativamente ao ano 2000, através de um enfoque acrescido na melhoria da estrutura de custos e das margens", afirma António Carrapatoso, presidente da direcção da Vodafone Telecel, no comunicado que divulga os resultados semestrais da empresa.



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