As incertezas vividas hoje em dia levam as empresas a mudarem as suas perspetivas e estratégias a um ritmo muito mais elevado. E, face a isso, o que muitos executivos das tecnologias de informação estão a fazer é aproveitar as oportunidades criadas pelas incertezas para tornarem as suas organizações mais ágeis, fazendo apostas na inovação e em plataformas digitais.

O estudo Harvey Nash/KPMG CIO Survey 2017 dá a conhecer as perspetivas dos CIOs face a estes novos desafios e novas oportunidades. As conclusões a que o estudo levou indicam que 64% das organizações está a adaptar a sua estratégia tecnológica devido à conjuntura político-económica global que é cada vez mais imprevisível.

Este cenário leva a que 89% das empresas mantenha ou reforce os seus investimentos na inovação, percentagem esta que desce para os 52% no que toca ao investimento em plataformas mais ágeis.

As organizações com estratégias digitais aumentaram 52% nos últimos dois anos e as empresas com um Chief Digital Officer triplicaram em três anos, existindo em 25% das empresas inquiridas.

A cibersegurança tornou-se um ponto fulcral a ter debaixo de olho e a atenção a esta área atingiu um máximo histórico, com um terço dos lideres de TI a confirmarem que as suas empresas sofreram um ataque informático de grandes dimensões nos últimos dois anos.

“O estudo revela uma divergência clara entre as organizações que são líderes na transformação digital e as restantes organizações”, diz Cristina Alberto, Diretora de IT Advisory da KPMG Portugal. “As organizações líderes digitais caracterizam-se por um maior alinhamento entre a estratégia de TI e a estratégia do negócio, são mais focadas na inovação e no crescimento e investem mais em tecnologias digitais disruptivas”, concluiu.