A Samsung intentou ontem mais um processo em tribunal contra a Apple. A razão é aquela a que as rivais nos vêm habituando: violação de patentes. Desta feita as acusações são dirigidas apenas a dois dispositivos da concorrente, o iPhone 4S e o iPad 2.

Em causa estão três patentes, escreve a imprensa internacional, e Seul é o destino da nova ação, apresentada no tribunal central do distrito, mas independente de uma outra também intentada na capital coreana em abril de 2011.

"Este processo é independente dos procedimentos tomados contra a Apple em Seul em 2011 relativamente à violação de patentes relativas a standards das comunicações móveis", esclareceu a companhia num comunicado, citado pelos meios especializados.

A nova ação judicial é referente a patentes de utilitários, relativas à forma como são apresentados os dados, ao interface de utilização e às mensagens de texto.

"A Samsung vai continuar a defender os seus direitos de propriedade intelectual e os seus investimentos em inovação a fim de garantir um crescimento contínuo na indústria móvel", afirma a marca.

A ideia de "receber" um anúncio da Apple com a notícia de um processo intentado contra a concorrente em tribunal também não é inédita, depois de, em setembro, a Samsung ter prometido processar o iPhone 5 (que era afinal um iPhone 4S) logo que este chegasse ao mercado. Torna-se, por isso, difícil não relacionar o facto de a Samsung ter escolhido o dia de ontem para anunciar o novo processo judicial, quando todos os olhos estavam postos na apresentação marcada pela Apple para o final do dia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes