Um tribunal chinês condenou a Samsung Electronic's a pagar 80 milhões de yuan (10,87 milhões de euros) à Huawei Technologies depois de decidir a favor da gigante chinesa num caso de infração de patentes. Esta foi a primeira vitória da empresa contra a tecnológica sul-coreana em casos legais de propriedade intelectual.

Citado pela Reuters, um jornal público chinês avança que a multa foi passada a três unidades de produção da Samsung que se apropriaram ilegalmente de uma patente registada pelo departamento de smartphones da Huawei.

Este é apenas o primeiro veredito de um conjunto de processos instaurados contra a empresa sul-coreana pela Huawei. Os processos deram entrada em tribunais chineses e norte-americanos em maio do ano passado.

Em resposta a esta decisão, um porta-voz da Huawei já fez saber que a empresa vê com bons olhos a medida aplicada. A Samsung disse estar a analisar os documentos que emanam deste processo para pode responder.

Este processo incide, alegadamente, sobre 20 equipamentos da Samsung que estão no mercado com uma tecnologia patenteada pela tecnológica chinesa que procurou obter uma compensação superior a 28 milhões de euros junto dos tribunais. A empresa sul-coreana lucrou quase 12 mil milhões com as vendas destes 20 produtos, de acordo com a imprensa chinesa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.