Os valores foram avançados por Carlos Lacerda, diretor-geral da SAP Portugal, na abertura do SAP Innovation Forum, que decorre ao longo desta terça-feira, no Centro de Congressos do Estoril.      

“A SAP é hoje uma companhia do ponto de vista do apoio aos negócios que tem muita responsabilidade nesta transformação da digitalização da economia”, afirmou. “Das 100 empresas mais valiosas de todo o mundo, 98 correm sistemas SAP. Em 2015 a nossa faturação em manutenção cloud ultrapassou os 2.000 milhões de euros".

A edição deste ano do principal evento para o ecossistema SAP em Portugal centrou-se no tema “Reimaginar os Negócios na Economia Digital”, que também serviu de referência à intervenção de Carlos Lacerda. O responsável abordou a problemática da implementação e avaliação de novos modelos e formas de fazer negócio nesta nova era, apontando tendências que estão a vingar no mercado de trabalho e na relação com os clientes.

“A forma tradicional de fazer negócio está a transformar-se muito rapidamente, assim como o comportamento dos consumidores. Até pequenas coisas como a forma como recrutamos e formamos os nossos recursos”.

Sobre o mercado de trabalho, Carlos Lacerda destacou que as estimativas apontam para que até 2030 mais de 2.000 milhões de empregos desapareçam pela introdução de tecnologia. Por outro lado, as empresas começam cada vez mais a ter necessidade de recrutar e de reter talento. Algo que já acontece em Portugal, apontou, e que já levou a SAP a estabelecer parcerias com universidade e institutos públicos de modo a introduzir know how especifico no mercado de trabalho.

Carlos Lacerda revelou ainda que a versão mais recente da sua plataforma, a S/4Hana, “uma versão que simplifica muitíssimo a forma como as pessoas trabalham” soma mais de 4.000 clientes em todo o mundo, após um ano e meio de lançamento, mais de 100 destes no mercado português.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.