“Capitão Kirk, temos uma missão urgente para si. As empresas na Terra estão sob ataque. Concorrentes disruptivos estão a ameaçar destruir os seu negócios. Precisamos que as ensine a navegarem com sucesso no imprevisível universo da transformação digital e a construírem a sua USS Enterprise inteligente. Aceita a missão?” A pergunta era dirigida a Björn Goerke. E a resposta do Chief Technology Officer e presidente da SAP Cloud Platform no palco de mais uma SAP TechEd, desta vez em Barcelona, Espanha, foi positiva.

O evento da gigante tecnológica que reúne parceiros, clientes, mentores e imprensa “passou” pela Europa, depois dos anúncios feitos em Los Angeles, em setembro, e coube ao responsável da SAP, juntamente com a restante “tripulação” - sem faltarem Spock e Uhura, entre outros - darem a conhecer as mais recentes novidades do universo SAP, assim como destacar algumas soluções estratégicas “para que possam construir a vossa USS Intelligent Enterprise e serem capazes de enfrentar qualquer desafio que a transformação digital vos traga”, afirmou Björn Goerk, dirigindo-se às empresas presentes na assistência.

A metáfora com a popular série televisiva serviu de base a uma viagem que tocou as várias soluções SAP, partindo do princípio que as empresas precisam de três coisas para terem sucesso na sua viagem de transformação digital: “em primeiro lugar ter dados, em segundo ter uma plataforma e em terceiro oferecer uma experiência sem precedentes aos utilizadores”, começou por referir Björn Goerke.

Depois de apontar que a S/4 Hana tem sido o produto de crescimento mais rápido na história da empresa, tendo ultrapassado a meta dos 1.000 clientes este ano, o CTO e presidente da Cloud Platform e os seus colegas em palco foram mencionando alguns dos mais recentes lançamentos da SAP. Foi o caso do anúncio do SAP Data Hub, feito no final de setembro último, em Los Angeles.

Durante o keynote de abertura da TechEd em Barcelona ficou também demonstrado que a SAP Cloud Platform vai ser usada como um veículo para a disponibilização de tecnologias de próxima geração, como as abrangidas por Leonardo, a “família” de produtos da gigante alemã para tecnologias como IoT, Machine Learning, inteligência artificial, big data e blockchain.

Ao longo de perto de uma hora e meia de intervenções, os responsáveis da SAP usaram o palco - e seu papel como membros da tripulação da USS Enterprise - para demonstrar como as empresas podem beneficiar destas tecnologias e como é possível pegar nestes "blocos de construção" e transformá-los em aplicações reais.

Quem também subiu ao palco foi a Google para falar da parceria mantida com a SAP e das novidades que estão a caminho, relacionadas com a transparência do acesso aos dados, no sentido de ajudar as empresas a monitorizarem continuamente o risco e ajudar nas políticas de controlo de acessos e proteção de dados.

Europa também teve direito a novidades

Os responsáveis da SAP anunciaram em Barcelona que o programa colaborativo para o desenvolvimento da tecnologia de blockchain da empresa foi alargado a 27 membros. Os mais recentes participantes da iniciativa cobrem um amplo conjunto de indústrias, que vão desde o sector das telecomunicações, retalho, produtos farmacêuticos, logística, agricultura, serviços públicos, entre outros.

O programa procura integrar o novo sistema digital na Internet de Coisas (IoT), Descrito como uma “iniciativa de coinovação de blockchain”, o grupo de empresas foi criado com o objetivo de promover a colaboração no desenvolvimento de processos comerciais. Neste sentido, a empresa afirmou que está a trabalhar na integração da tecnologia de Blockchain na Internet das Coisas (IoT), nas soluções de gestão digital da cadeia de fornecimento e na produção industrial, com recurso ao seu serviço de Blockchain na nuvem.

Na mesma área, a gigante tecnológica passou igualmente a integrar o consórcio Alastria, em Espanha, assim como a Blockchain in Trucking Alliance (BiTA), com o objetivo de impulsionar a adoção do blockchain junto de clientes “de várias indústrias e geografias”.

Das novidades apresentadas em Barcelona fez também parte o anúncio de expansão da SAP Leonardo Machine Learning Foundation, com a integração de três novas opções: novos serviços prontos a usar, serviços “recicláveis” e o formato bring-your-own model.

Destaque igualmente para o anúncio de que a SAP Cloud Platform vai passar a suportar a linguagem de desenvolvimento ABAP, a partir de 2018, e para a chegada da versão 2.0 da parceria com a Apple.

A jornalista viajou para Barcelona a convite da SAP