O abrandamento económico do sector norte-americano das Tecnologias da Informação (TIs) deverá durar até ao terceiro trimestre de 2002, de acordo com um estudo recente da Forrester Research.



Segundo a empresa de estudos de mercado para a área das tecnologias, durante o ano de 2003 terá lugar a recuperação, mas crescimentos na ordem dos dois dígitos só se irão verificar no ano seguinte.



Para 2002 só está previsto um crescimento de 2,2 por cento, com a recuperação a surgir apenas no terceiro trimestre. Depois, alimentada por uma "procura reprimida" e uma economia mais saudável, o investimento em TI vai aumentar 9,7 por cento.



No ano seguinte o crescimento chegará quase aos 12 por cento à medida que forem surgindo os PCs de baixo custo, os serviços móveis "always-on" e outros dispositivos e aplicações.



O estudo da Forrester indica ainda que as diferenças na indústria das tecnologias começarão a notar-se em 2003. Apesar do abrandamento, os investimento na Internet irão ajudar a melhorar a produtividade dos Estados Unidos no sector das TIs, à medida que aplicações como o planeamento da cadeia de fornecimento ou o eProcurement se tornarem mais importantes. Esta reviravolta também irá intensificar a pressão dos preços junto dos fabricantes de hardware - fazendo com que alguns "gigantes" o deixem de ser, afirma a Forrester.



A empresa espera que os gestores respondam a esta fase menos boa da economia concebendo projectos menos ambiciosos que substituam os grandes investimento de eBusiness feitos nos últimos anos. Para ir de encontro a esta mudança na procura, as aplicações serão transformadas em componentes mais modulares e reduzidos e o software baseado na subscrição irá crescer.



Notícias Relacionadas:

2001-10-25 - Anetie debate evolução das TIs em Portugal

2001-09-17 - Custos de atentados nas TIs ascende a mais de 15 mil milhões de dólares

2001-07-07 - Recessão económica europeia pode provocar redução de despesas em TIs