Os levantamentos e compras dos portugueses na época natalícia têm vindo a aumentar de ano para ano e "entre 2012 e 2017, regista-se um aumento destas operações em 29% no mês de novembro e em 24% no mês de dezembro", pode ler-se em comunicado da SIBS.

De acordo com o dados da gestora da rede Multibanco, a 22 de dezembro registaram-se mais operações de multibanco (mais de 10,5 milhões), mas foi a 23 que os portugueses realizaram o maior número de compras (cerca de cinco milhões).

Nesse mesmo dia, registou-se um pico instantâneo das caixas automáticas e terminais de pagamento automático, às 12h11m17s, com 263 operações processadas num segundo e foi ultrapassado o meio milhão de utilizadores do MB Way, num valor superior a 37 milhões de euros.

Naquele que foi classificado pela SIBS “como o melhor mês de sempre da rede Multibanco, tendo processado mais de 250 milhões de operações”, foi também ultrapassado o recorde de processamento mensal de mais de 100 milhões de compras nos terminais de pagamento automático.

Os supermercados são o sector onde os portugueses mais gastaram em novembro e dezembro, com a restauração a ter um acréscimo em relação a 2012, com o seu valor absoluto a duplicar, contrariamente ao sector da moda, que tem vindo a decrescer.

tek sibs

Nas compras online, em cinco anos, os sectores de cultura, entretenimento e electrónica, comércio e retalho não especializado, bem como a moda, sofreram um aumento na época natalícia.

tek sibs

Com as compras online a serem uma aposta dos portugueses, registando um aumento de 145% no mês de novembro e 131% em dezembro, entre 2012 e 2017, foi o “mês de Novembro registou o maior número de compras médias diárias online", com o dia 24 (Black Friday) a ter o maior pico.

tek sibs

Nas compras “fora de portas”, os portugueses gastam mais em alojamento e supermercado, sendo que neste último o valor absoluto duplicou, comparado com os dados de 2012, relativo ao mês de Novembro e Dezembro.

França, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Brasil são os países onde se registaram mais transacções, com o "top cinco de países onde os portugueses realizam mais operações durante a época natalícia” a ser “muito idêntico entre 2012 e 2017", conforme indicou a SIBS.