O eBay anunciou ontem a conclusão da venda do Skype. A companhia mais conhecida pelo negócio de leilões online recebe 1,9 mil milhões de dólares em dinheiro e mantém uma participação de 30 por cento no serviço de voz sobre IP.

O Skype, avaliado em 2,75 mil milhões de dólares (1,85 mil milhões de euros), passa a ser controlado pelo grupo de investidores liderado pela Silver Lake Ventures, que adquiriu 70 por cento do capital, pelo equivalente a 1,28 mil milhões de euros.

Entre os compradores estão também a Joltid Limited, Canada Pension Plan Investment Board e a Andreessen Horowitz – uma empresa de capital de risco gerida pelo co-fundador da Netscape, Marc Andreessen.

O controlo do serviço passa assim para as mãos dos novos investidores, num negócio cujos termos tinham sido revelados em Setembro, mas que só agora foi possível concretizar.

Fundado pelo sueco Niklas Zennstrom e pelo dinamarquês Janus Friis, o Skype tinha sido adquirido pelo eBay em 2005, por 2,1 mil milhões de euros, mas a empresa nunca conseguiu rentabilizar esta área de negócio.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha relativamente ao preço de venda do Skype em 2005.