Na semana passada, um foguetão Falcon 9 da SpaceX explodiu durante a realização de um teste de ignição na Base da Força Aérea no Cabo Canaveral, na Flórida, EUA. Horas após o incidente descobriu-se um satélite de comunicações da Spacecom estaria a bordo da nave. Este satélite fazia parte do projeto Internet.org do Facebook e tinha como propósito fornecer internet a algumas regiões da África Subsariana.

Numa altura em que a poeira começa a assentar, a Spacecom vem agora dizer que tem o direito de exigir que Elon Musk desembolse 50 milhões de dólares para cobrir os prejuízos sofridos. Se o CEO da SpaceX não estiver disposto a compensar a Spaceom, a operadora de satélites quer que a próxima viagem ao Espaço seja por conta da norte-americana.

De acordo com a Reuters, a SpaceX fechou-se em copas e diz que não emite qualquer comentário sobre pormenores dos contratos que realiza com os seus parceiros. O site diz que o valor das ações da empresa israelita caiu 9% no dia da explosão.

As causas do acidente são ainda desconhecidas mas rumores indicam que terá sido uma falha na preparação do teste de ignição.