Depois de apresentar finalmente os primeiros detalhes do Tesla Model 3 no fim do passado mês de março, Elon Musk revelou esta quinta-feira, durante uma conferência na Noruega, que já são quase 400.000 as pré-encomendas recebidas pela marca para o seu modelo mais barato de sempre. O CEO disse ainda que está "surpreendido" com a dimensão dos números.

Uma semana após o arranque das pré-reservas, já tinham chegado à Tesla 325.000 encomendas, um número que superou pelo dobro as expectativas da empresa norte-americana. Mesmo antes da apresentação do Model 3, que só aconteceu no final do primeiro dia das pré-reservas, já eram cerca de 115.000 as reservas recebidas.

Este novo modelo elétrico da Tesla custará 35 mil dólares (cerca de 31 mil euros) e garante uma autonomia de 346 quilómetros, após cada carregamento. Quem reserva o modelo agora tem de entregar uma caução de 1.000 dólares para formalizar a encomenda.

As entregas deverão começar a ser remetidas em 2017, de acordo com as previsões iniciais da Tesla. O número elevado de encomendas pode obrigar a empresa a reformular as primeiras estimativas relativas à produção anual do veículo, quando o processo entrasse em velocidade cruzeiro. Segundo Elon Musk o número deveria rondar as 500.000 unidades por ano. Pode também ter consequências nos prazos previstos para entrega, algo que não seria novo para a Tesla.