A Tesla Motors pode estar prestes a adquirir a SolarCity. A marca de baterias e veículos eléctricos fez chegar uma proposta de aquisição de 2,8 mil milhões de dólares pela empresa de painéis solares, proposta esta que está agora dependente da aprovação dos acionistas.

Com isto, Elon Musk pretende fundir as duas empresas e dar assim origem a uma super potência na área das energias "limpas". "É algo que temos vindo a discutir e a pensar há muitos anos, mas o timming parece certo neste momento", declarou o empresário à imprensa.

Antes de ser concluído, o negócio terá ainda de ser votado em reunião de acionistas na SolarCity, na qual Musk já disse recusar-se a participar, dado o seu interesse pessoal no acordo.

A consagração do negócio vai resultar na absorção da SolarCity por parte da Tesla que, entre baterias, carros e painéis solares, passará a ser a marca por detrás de todos os produtos da empresa em causa.

Apesar da expansão, esta fusão pode significar um atraso na rentabilização da empresa, que prevê tornar-se lucrativa apenas em 2020 e tem planeada a construção de uma fábrica de baterias de 5 mil milhões de euros nos próximos anos.

A SolarCity foi criada por primos direitos de Musk e, no último ano, o valor das suas ações sofreram uma queda superior a 60%, resultando na perda de quase 250 milhões de dólares. Esta desvalorização pode facilitar a aquisição da empresa, que certamente irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento das novas baterias da Tesla, construídas com capacidade para armazenar e distribuir electricidade gerada por energia solar. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.