Ao contrário da Apple, que está a registar ganhos consideráveis em bolsa, a Toshiba iniciou a sessão desta quarta-feira com fortes perdas nas primeiras transações do dia. A tendência regressiva assinala-se após a empresa ter anunciado, na véspera, uma estimativa de prejuízos milionários e a consequente demissão do seu presidente, Shigenori Shiga. Após uma hora e quinze minutos de negociações na praça financeira de Tóquio, as ações da tecnológica estavam a cair mais de 12% para um valor na ordem dos 201,7 ienes, cerca de 1,66 euros à taxa de conversão atual.

A gigante japonesa encontra-se numa delicada situação financeira dada a desvalorização do seu negócio de energia nuclear nos Estados Unidos. A empresa tinha previsto apresentar os relatórios financeiros finais correspondentes aos primeiros nove meses de 2016 nesta última terça-feira, mas problemas na auditoria das contas obrigaram a adiar a divulgação.

Para o período em questão, a Toshiba prevê perdas de 712 mil milhões de ienes (5,9 mil milhões de euros) no seu negócio nuclear e um prejuízo geral na ordem dos 500 mil milhões de ienes (cerca de 4,1 mil milhões de euros).

Shiga vai abandonar o cargo de presidente esta quarta-feira, mas continuará focado em "resolver os problemas relacionados com a Westinghouse Electric" (empresa que opera o negócio nuclear da Toshiba) enquanto diretor-executivo. Numa declaração emitida pelo próprio, o ex-presidente assume "a responsabilidade pela gestão" que levou a todo este contexto financeiro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.