O presidente dos Estados Unidos da América assinou esta terça-feira uma lei que autoriza a alocação de 19,5 mil milhões de dólares para a NASA no âmbito do primeiro orçamento da administração Trump. No documento é também pedido à agência espacial norte-americana que estabeleça um plano detalhado para colocar humanos para "perto ou para a superfície de Marte a partir de 2030". Sugere-se igualmente que a agência espacial continue a desenvolver o chamado Space Launch System (SLS) - o mais poderoso foguetão de sempre - e a cápsula espacial Orion.

Esta foi a primeira vez em sete anos que ambas as câmaras legislativas do Congresso dos Estados Unidos concordaram em passar uma lei que aprova financiamento para a NASA.

"Há quase seis décadas que o trabalho da NASA inspira milhões e milhões de americanos a sonhar com mundos distantes e com um futuro melhor para a Terra", disse Donald Trump na cerimónia de assinatura que decorreu na Sala Oval na presença de vários astronautas. "Estou encantado com a assinatura deste decreto. Já faz muito tempo desde a última vez que assinámos um documento como este e isto reafirma o nosso compromisso com a missão central da NASA: exploração humana do espaço, ciência espacial e tecnologia".

O documento prevê o suporte à utilização da Estação Espacial Internacional pelo menos até 2024 e abre caminho às parcerias com o sector privado, através de empresas como a SpaceX e a Boeing, para a concretização de missões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.