Segundo uma notícia do The Financial Times, a empresa que está a conquistar cada vez mais espaço no mercado do transporte semi privado vai investir 500 milhões de dólares num projeto de mapeamento mundial, que também é crucial na estratégia para os carros autónomos, criando os seus próprios maoas.

O plano é ambicioso e deve criar mapas mais detalhados, embora partido da base já existente. A ideia é adicionar mais informação, como padrões de tráfego e números de portas em locais potenciais de recolha de passageiros, entre outros dados.

A empresa foi buscar executivos da Google e também adquiriu empresas especializadas em mapas e estabeleceu parcerias com a TomTom e a DigitalGlobe.

A utilização de mapas mais detalhados é vista como estratégica nos planos futuros da empresa colocar na rua carros autónomos para transporte de passageiros, uma realidade que não estará tão longe como pode parecer.

Ainda na semana passada a Bloomberg referia um investimento da Uber no mapeamento de cidades no México, o que poderia ser o primeiro passo de uma iniciativa global.

Recorde-se que há alguns anos a "guerra" pelo domínio do mercado de mapas mundiais, com a TomTom a adquirir a Tele Atlas enquanto a Nokia comprou a Navteq.