Foi hoje "lançada a primeira pedra" para a criação de um novo laboratório tecnológico em Portugal. O AlticeLabs@UA vai nascer de uma parceria entre o departamento de investigação da empresa e a instituição aveirense e conduzir investigações na área dos serviços Web emergentes, "tecnologia de IPTV (Televisão por IP), conteúdos digitais, usabilidade de aplicações e experiência do utilizador, sistemas de experiência colaborativa e aplicações de IoT", pode ler-se em comunicado.

Na cerimónia que assinalou o reforço desta parceria, Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, lembrou a união histórica que tem marcado a relação destes dois órgãos e que se iniciou com o Centro de Estudos de Telecomunicações, passando pela Portugal Telecom antes da aquisição da empresa por parte da Altice.

A parceria agora firmada é sobretudo um reforço da relação já existente entre ambos no domínio da investigação e experimentação em tecnologias e uma renovação do conceito SAPO Labs, nascido em 2008 entre a UA e a PT.

O laboratório, que vai fixar-se nas instalações do Departamento de Comunicação e Arte (DecA) da Universidade de Aveiro, deverá servir de apoio a projetos académicos criados no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia e da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação e outras propostas promovidas por professores e investigadores. No futuro, espera-se que saiam projetos de "inovação disruptiva" deste laboratório, escreve a UA em comunicado. 

A coordenação do laboratório vai ser assegurada por dois professores do DeCA, Fernando Ramos e Jorge Abreu, e pelos engenheiros Pedro Carvalho e Bernardo Cardoso, da Altice Labs.

Já no decorrer deste ano, a empresa já tinha inaugurado o principal centro de investigação da Altice Labs em Aveiro. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.