Durante o segundo trimestre de 2016 foram vendidos 16,1 milhões de PCs na Europa, Médio Oriente e África (região EMEA), diz a IDC, o que representa uma queda geral de 4,7% em relação aos mesmos meses de 2015. Olhando apenas para a Europa Ocidental, o decréscimo está estabilizado nos 0,8% na mesma região.

Estes são dados refentes aos mercados de PC desktop e portáteis em conjunto, mas este último segmento está melhor no que toca ao desempenho de vendas, em especial na já referida zona da Europa Ocidental, na qual se inclui Portugal, com uma subida de vendas na ordem dos 4,1%.

“Os portáteis continuam a levar vantagem sobre os desktop na EMEA, especialmente no segmento empresarial”, refere Andrea Minonne. “Novos equipamentos baseados na arquitetura Skylake e no Windows 10 geraram recentemente um interesse extra entre os utilizadores empresariais que procuram soluções móveis”, continua a analista da IDC.

Por outro lado, apesar da ligeira descida no número de equipamentos disponibilizados, as quotas de mercado das principais marcas presentes nos segmentos de PC desktop e portáteis continuam a crescer. “As três fabricantes que mais vendem detêm 56,5% do mercado, percentagem superior aos 55,1% registados de abril a junho de 2015”, pode ler-se em comunicado.

[caption][/caption]

A HP continua no topo deste ranking de vendas, com uma quota de mercado de 25% na região EMEA. Em segundo está a Lenovo, com 19,4%, e a Dell em terceiro, com 11,6%, tendo ambas perdido uma ligeira fatia do mercado no trimestre em causa. A Asus e a Acer estão logo a seguir, em quarto e quinto, tendo aumentado ligeiramente as suas quotas de mercado (têm agora 11,6% e 8,9%).

Vale a pena relembrar que estes dados refletem o mercado de portáteis e PC desktop global nas regiões indicadas, incluindo os segmentos de consumo e empresarial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.