Entre abril e junho o volume de smartphones enviado para as lojas teve uma queda de 1,3% em relação ao igual período do ano passado. No total, terão sido comercializados 341 milhões de smartphones em todo o mundo, face aos 346,1 milhões do segundo trimestre de 2016.

Apesar da descida, a maioria das fabricantes não tem motivos para reclamar, nomeadamente a líder Samsung. A sul-coreana vendeu um total de 78,8 milhões de equipamentos, valor que representa um crescimento de 1,4% face a período homólogo. Tem agora uma quota de mercado de 23%.

Os resultados para a Apple também não foram maus. De acordo com os dados da IDC, a marca da maçã vendeu 41 milhões de iPhones, num crescimento de 1,5%, seguindo em segundo lugar com 12% do mercado. No encalce tem a Huawei, com uma quota de mercado de 11,3%, depois de ter aumentado as suas vendas em 19,6% no trimestre, para os 38,5 milhões de unidades.

O top 5 fica completo com mais duas fabricantes chinesas, a Oppo e a Xiaomi, com destaque para a última, por ter registado um crescimento de 58,9% face ao segundo trimestre do ano anterior.

tek vendas smartphones idc