Falta pouco menos de sete meses para a próxima edição do Web Summit, mas o evento já mexe. Com o certame confirmado em Portugal até 2018, a empresa responsável pela organização muda-se agora de "tecnologias e bagagens" para a capital com a inauguração de um novo escritório no Cais do Sodré.

Este é, de resto, o primeiro espaço fixo do Web Summit em Portugal. Está integrado no novo edifício da Portugal Telecom e surge no âmbito do recente programa de apoio ao empreendedorismo da empresa portuguesa, o Enter. Para sustentar as operações, serão recrutados cerca de 20 profissionais.

O cais será, no entanto, uma casa temporária para o Web Summit. No futuro a empresa planeia mudar-se para o Hub Criativo do Beato.

"Lisboa é a casa do nosso maior evento e faz todo o sentido ter pessoas a trabalhar na cidade", disse Paddy Cosgrave no evento de inauguração que decorreu esta quarta-feira no edifício Enter da PT. "Achamos também que vai ser inspirador termos operações a partir de uma das cidades mais cool e vibrantes da Europa, com um cenário crescente de startups e uma reputação internacional florescente. O apoio e a criatividade que temos visto nos nossos parceiros portugueses, como a Portugal Telecom, no governo português e no Presidente da Câmara também desempenharam um papel importante na abertura deste escritório".

O novo edifício Enter é mais um estímulo à inovação

Este escritório do Web Summit integra um novo espaço da Portugaal Telecom que surge no como parte do seu novo programa de empreendedorismo e de apoio às startups, o Enter.

Neste edifício, que não vai apenas alojar as operações da tecnológica irlandesa, a PT quer dinamizar um ecossistema de inovação onde vão trabalhar startups e ser realizados eventos ligados à indústria. Para além do Web Summit, a Productized é outro dos inquilinos já instalados no espaço.

Nestes escritórios a PT vai acolher gratuitamente "projetos cujas soluções se enquadrem na [sua] estratégia de desenvolvimento" ou que "potencialmente, permitam uma resposta aos desafios internos da Altice".

O edificio, que conta com áreas de cowork, salas de reunião, áreas de refeição, um laboratório e um auditório deverá ser o novo espaço de trabalho de cerca de uma centena de empreendedores.

"A inauguração deste espaço é a materalização, não só de uma estratégia dirigida a startups, mas de uma convicção e de um espírito empreendedor que está na base da criação do Grupo Altice e do DNA de inovvação subjacente à história da PT.