A garantia foi dada pela secretária de Estado da Indústria, Ana Leehman. à agência Lusa, informando que será colocado um número acrescido de máquinas de venda de bilhetes “desde logo no aeroporto e logo no local onde as pessoas fazem o ‘check-in’ no próprio evento”. No ano passado o acesso ao Metro e as longas filas para comprar bilhetes foram alguns dos pontos mais criticados no Web Summit.

A secretária de Estado avançou que “há um ‘stock’ de bilhetes que dá para o ano todo, segundo me disseram, deram-nos todas as garantias que não faltarão bilhetes e postos de distribuição”, enumerando ainda a variedade de títulos de transporte, como os passes diários ou válidos por três ou cinco dias.

“Do ponto de vista prático, o visitante na Web Summit vai ter de facto uma experiência bastante fluida”, garantiu.

A governante notou que apesar de a edição do ano passado ser avaliada como “um sucesso”, “há sempre uma aprendizagem que vem sempre com a experiência” e “naturalmente há arestas a limar”, pelo que nos últimos meses esteve a trabalhar uma “‘task force’, que decorre de orientações do primeiro-ministro”, e que envolve ministérios da Economia, Negócios Estrangeiros, do Ambiente, forças de segurança e entidades como a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a StartUp Portugal.

“Estamos muito bem equipados este ano, entre tudo o que podemos fazer, podemos assegurar que, pelo menos do ponto de vista do planeamento, foi absolutamente impecável”, garantiu.

Segurança reforçada

A segurança foi uma das áreas incluídas neste planeamento. “Do ponto de vista da segurança, com o mundo em que vivemos, apesar de Portugal estar no top três dos países mais seguros do mundo, nunca se deve facilitar e tomamos as medidas mais importantes”, explicou Ana Lehman à mesma fonte apesar de admitir que “é evidente que não podemos garantir que tudo correrá bem, mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance”.

Este ano está previsto o aumento da escala do evento com cerca de 65 mil participantes, entre os quais dois mil jornalistas e 20 mil líderes empresariais.

O Web Summit tem início oficial a 6 de novembro e decorre até dia 9, mas muitos dos participantes vão começar a chegar antes, não só para se instalarem e aproveitarem a dinâmica da cidade mas também para participar em eventos paralelos, como o Surf Summit, que decorre na Ericeira no dia 4 de novembro.