"Um crescimento de dois dígitos para a Xbox em 2010" são as estimativas da Microsoft Entertainment & Devices Portugal, apresentadas esta quinta-feira pela responsável pela área de negócio da Xbox, Hardware e Office para Mac da empresa em território nacional, Sofia Tenreiro.

Durante a apresentação da estratégia de negócio da marca, que decorreu em Lisboa, a responsável escusou-se a avançar números, mas disse que queria "duplicar a taxa de crescimento" verificada em 2009. O ano passado a Xbox registou uma subida nas vendas de 51 por cento em Portugal. Na EMEA a empresa vendeu 10 milhões de consolas.

Os números locais valeram à equipa portuguesa o terceiro lugar na tabela das unidades E&D da Microsoft com melhor desempenho em 2009. O objectivo é este ano chegar à primeira posição, actualmente ocupada pela Bélgica.

A alavancar o crescimento esperado estarão a integração do Vodafone Casa TV - que permite a disponibilização do serviço de televisão por subscrição através da Xbox 360 - e o Projecto Natal, com lançamento previsto para Novembro.

A empresa realçou a receptividade que tem registado a integração do serviço televisivo da Vodafone com a consola, cuja estreia mundial aconteceu em Portugal. Disponível desde meados de Dezembro, o serviço já conta com a adesão de 50 por cento dos actuais utilizadores da Xbox.

Outra das estratégias referidas passa por um lançamento espaçado, ao longo de 2010, de alguns dos títulos mais esperados para a consola, ao invés de concentrar os lançamentos no final do ano. Assim, ainda durante o primeiro semestre começarão a ser comercializadas duas novas versões de Lips, Crackdown 2 e Alan Wake. No final do ano chegam Halo Reach e Fable 3.

Nota de redacção: A notícia foi corrigida na referência às consolas vendidas. Os 10 milhões de consolas vendidas pela marca no ano passado referem-se à EMEA, região que inclui a Europa. O crescimento de 51% à performance no mercado local.