SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 15 Dez 2010 às 16:09

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Criador do Facebook eleito personalidade do ano pela Time

Mark Zuckerberg esteve "taco a taco" com Julian Assange, mas o Facebook acabou por "levar a melhor" sobre o WikiLeaks, com a revista norte-americana a considerar que a rede social virtual mudou a sociedade.

Mark Zuckerberg é a Personalidade do Ano de 2010 para a Time. A revista norte-americana considerou que o criador do Facebook conseguiu transformar a sociedade com a sua rede social virtual.

"Por ligar mais de 500 milhões de pessoas e mapear as relações sociais entre as mesmas; por criar um novo sistema de troca de informação; e por ter mudado a forma como vivemos as nossas vidas, Mark Elliot Zuckerberg é a Personalidade do Ano 2010 da TIME", pode ler-se na apresentação online da listagem.

A distinção faz do CEO do Facebok de 26 anos a segunda pessoa mais jovem de sempre a merecer tal destaque, depois de Charles Lindbergh, aviador, eleito com 25 anos, em 1927. De referir que Zuckerberg é igualmente considerado um dos bilionários mais jovens do mundo, graças a uma fortuna avaliada em mais de 4.000 milhões de dólares.

Comentando o "galardão", o criador da popular rede social considerou-o "uma grande honra e o reconhecimento de como a nossa pequena equipa está a construir algo que centenas de milhões de pessoas querem utilizar para tornar o mundo mais aberto e ligado. Fico contente por fazer parte disso".

Em concorrência directa com Zuckerberg esteve o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. "Em certo sentido, Zuckerberg e Assange são caras da mesma moeda. Ambos expressam o desejo pela abertura e pela transparência. Se Assange ataca as grandes instituições e os governos através de uma transparência involuntária com o objectivo de os debilitar, Zuckerberg possibilita que os indivíduos partilhem voluntariamente a sua informação com a ideia de os fortalecer. Assange vê o mundo como se estivesse cheio de inimigos reais; Zuckerberg vê o mundo cheio de amigos potenciais ", consideram os responsáveis da revista.

A par dos criadores do Facebook e do WikiLeaks foram também avaliados para personalidade do ano o movimento político norte-americano Tea Party, Hamid Karzai e os mineiros chilenos.


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

DigitalVer

Hard. Soft. Com. É digital tudo o que se pode mostrar e contar com números, e que tem uma magnitude que pode apresentar um conjunto limitado de estados ou valores. No caso da informática, é normal ...

Glossário

Tags

4554 resultados
1454 resultados
1429 resultados
1132 resultados
545 resultados