SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 13 Set 2012 às 18:18

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Huawei e ZTE ouvidas em processo sobre alegada espionagem

Os EUA acreditam que empresas chinesas podem ameaçar segurança nacional e investigam suspeitas de espionagem. Hoje as visadas são ouvidas.

A Huawei e a ZTE são hoje ouvidas na fase final do processo norte-americano que investiga há quase um ano, suspeitas relativamente à possibilidade das multinacionais chinesas poderem ser uma ameaça à segurança nacional.

Desenvolvida pelo Comité de Inteligência da Câmara dos Representantes, a investigação teve início em novembro do ano passado e tentou apurar em que medida a presença das empresas chinesas nos EUA podia ser usada para ações de espionagem por parte do governo chinês.

"Os chineses estão a entrar agressivamente nas nossas redes, ameaçando as nossas infraestruturas críticas e roubando segredos das empresas americanas que valem milhões de dólares em propriedade intelectual", defendia um deputado daquela comissão, na altura em que a investigação foi confirmada.

A preocupação das autoridades norte-americanas está relacionada com as possíveis "armadilhas" que os produtos dessas multinacionais, fabricantes de equipamentos para redes de telecomunicações, possam esconder, como sejam programas para a monitorização de dados críticos e confidenciais em empresas entidades governamentais estrangeiras.

A Huawei, segunda maior fabricante de equipamentos de telecomunicações, já criticou a falta de provas das acusações a si dirigidas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Planeia experimentar a beta técnica do Windows 10?

VotarVer Resultados

Glossário

GPRSVer

Com. Iniciais de General Packet Radio Service. Trata-se de uma norma que permite uma utilização da rede celular GSM com uma filosofia diferente que garante uma maior velocidade de transmissão de da ...

Glossário

Tags

3322 resultados
2156 resultados
1626 resultados
1257 resultados
76 resultados