SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 12 Set 2012 às 17:11

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Mark Zuckerberg afasta rumores de telemóvel Facebook

O CEO e fundador da rede social defende que não faz sentido para o Facebook desenvolver um telemóvel de marca própria, mas admite que quer apostar num sistema integrado e que a estratégia mobile é cada vez mais relevante.

O CEO e fundador do Facebook garantiu durante a TechCrunch Disrupt, uma conferência de tecnologia, que produzir um telefone com a marca Facebook não faz sentido para a empresa. A estratégia mobile é cada vez mais relevante mas as opções passam por desenvolver um sistema integrado.

Depois da chegada ao mercado, em Junho do ano passado, do HTC ChaChaCha, vulgarmente conhecido como "telefone Facebook", intensificaram-se os rumores acerca do possível lançamento de um smartphone totalmente desenvolvido pelo Facebook, que criaria assim uma plataforma inovadora, direcionada acima de tudo para a interação dentro da rede social.

Na conferência realizada ontem em São Francisco, Califórnia, Mark Zuckerberg contrariou esses rumores, mas admitiu que o Facebook se assume cada vez mais como "empresa mobile" embora um telemóvel de marca própria tivesse uma possibilidade reduzida de conseguir uma fatia importante do mercado, atraindo pouco mais de 10 ou 20 milhões de compradores, o que não faria a diferença quando comparado com os 955 milhões de utilizadores com conta no Facebook.

"Digamos que construímos um telemóvel [..] não vamos fazê-lo, mas se o fizéssemos, poderíamos conseguir 10 a 20 milhões de utilizadores… Não seria relevante para nós", afirmou na conferência, citado pelo site Mashable.

A estratégia do Facebook é diferente da assumida por empresas como a Apple e a Nokia, que desenvolvem o seu próprio hardware. Para Mark Zuckerberg o Facebook deve apostar na construção de um sistema que possa integrar os dispositivos utilizados pela maior parte das pessoas.

Mark Zuckerberg comentou ainda que a aposta da empresa no HTML 5 foi um erro de julgamento, sobretudo em oposição ao desenvolvimento de uma aplicação nativa para as plataformas móveis, até porque a tecnologia ainda não estava pronta. O que não significa porém que o Facebook pretenda abandonar definitivamente o HTML 5.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

UMTSVer

Com. Iniciais de Universal Mobile Telecommunications System. Terceira geração das redes celulares GSM que permite comunicações de banda-larga de velocidades na ordem dos 2 megabits por segundo e a ...

Glossário

Tags

4551 resultados
3139 resultados
1452 resultados
1428 resultados
544 resultados