http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/nokia_investe_5_7_mil_milhoes_de_euros_para_r_876821.html

Nokia investe 5,7 mil milhões de euros para reforçar oferta de serviços de localização

Publicado por Casa dos Bits às 15.21h no dia 01 de Outubro de 2007 | 0 comentários
 
A Nokia anunciou a aquisição da Navteq, num negócio que implica um investimento de 5,7 mil milhões de euros. A Navteq é actualmente um dos maiores players mundiais na área de mapas digitais para sistemas de navegação.

O negócio permitirá à fabricante finlandesa de equipamentos móveis reforçar a presença nesta área e a oferta de equipamentos com serviços baseados na localização.

Recorde-se que em Junho do ano passado a Nokia também protagonizou um negócio nesta área com a aquisição da gate5 AG, uma empresa alemã que desenvolve mapas, rotas e outros serviços de localização para sistemas de navegação.

O mercado dos sistemas de navegação é um dos mais dinâmicos na área dos serviços para o consumo com 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, metade das quais na Europa.

Ao longo dos últimos tempos as principais empresas com interesses nesta área têm-se posicionado para reforçar capacidade competitiva, como demonstra a recente compra da Tele Atlas pela TomTom. O maior produtor mundial de conteúdos para sistemas de navegação, adquirido pela líder mundial de sistemas deste género.

A Navteq é uma empresa americana que foi fundada em 1985 e que actualmente se faz representar em 30 países com 168 escritórios. Tem cerca de 3 mil empregados e no ano passado breve uma facturação de 582 milhões de dólares.

Comentar este artigo »

Comentários