http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/4g_vai_a_leilao_no_final_do_ano_1044154.html

4G vai a leilão no final do ano

Publicado por Casa dos Bits às 12.40h no dia 01 de Fevereiro de 2010 | 0 comentários
 
A Anacom prevê lançar, no último trimestre deste ano, o concurso para a disponibilização de espectro na faixa de frequências dos 2.6 gigahertz, onde pode ser utilizada a tecnologia LTE - Long Term Evolution.

Mais uma vez, o espectro deverá ser disponibilizado "através do sistema de leilão", segundo fonte do regulador em declarações à agência Lusa.

A quarta geração móvel "poderá também vir a funcionar na faixa dos 700, 800 megahertz, que ficará livre à medida que a televisão analógica for migrando para o digital", acrescentou o mesmo responsável.

A televisão analógica deverá deixar de funcionar em Abril de 2012 e a Anacom prevê que o espectro desocupado se destine aos operadores de telemóvel, "nomeadamente para reforço das redes móveis, da televisão móvel", ou para novos canais televisivos, embora em relação a estes "ainda não haja nada sobre a mesa".

Recorde-se que a Comissão Europeia destinou recentemente 18 milhões de euros das verbas europeias de apoio à I&D para a tecnologia móvel de quarta geração, enquanto operadores de todo o mundo põe em prática os seus pilotos usando o LTE.

A TeliaSonera foi a primeira a anunciar o lançamento comercial de serviços de quarta geração móvel sobre LTE, em Dezembro último, para as cidades de Oslo e Estocolmo, capitais da Noruega e da Suécia.

Comentar este artigo »

Comentários