Polícia portuguesa a postos para caçar drones durante a visita do Papa

Dispositivo de segurança que vai estar responsável pela visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima é também composto por vários meios tecnológicos. Para além dos drones, as comunicações via telemóvel também podem vir a ser bloqueadas.

tek drone 2k16

Se tem amor ao seu drone, não o faça voar sobre o Santuário de Fátima durante a visita do Papa Francisco nos próximos dias 12 e 13 de maio. Segundo apurou o Jornal de Notícias junto de fontes ligadas à segurança do sumo pontífice, a polícia portuguesa alugou meios adicionais que vão permitir o bloqueio das frequências rádio, essenciais à operação de quase todas estes aparelhos voadores. Na prática, aqueles que escolherem lançar os seus drones no ar, junto daquela zona, arriscam-se a vê-los cair.

Os meios que vão ser utilizados para interferir nas ondas de rádio vão ser usados em Portugal pela primeira vez. O valor total desta tecnologia ascende ao milhão de euros, mas as forças de segurança deverão optar por fazer o aluguer dos aparelhos junto de um Estado aliado.

Na zona de restrição aérea definida no santuário, só poderão voar os drones autorizados das polícias ou das forças armadas. Os privados autorizados vão ser obrigados a operar numa das frequências definidas pelo dispositivo de segurança.

A seleção desta técnica em detrimento dos radares de deteção deve-se ao facto destas aeronaves não exibirem uma envergadura suficientemente grande para serem apanhadas no sistema. Ao "leme" da operacionalização destes aparelhos de segurança, estará uma equipa pertencente à empresa que os vai alugar.

Telemóveis

Em casos de risco, o dispositivo de segurança estará também habilitado a barrar as telecomunicações por telefone. Caso seja identificada uma possível ameaça, todos os telefones serão remotamente silenciados.

Contactos via satélite

A polícia vai dispor de estações de satélite móveis para reforçar as comunicações com a Proteção Civil. A necessidade destes equipamentos dá-se depois de terem sido detetadas, na zona de Fátima, algumas fragilidades na rede do SIRESP, o sistema de comunicações comuns às forças policias e proteção civil.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%