Primeira chamada com um telemóvel foi feita há 44 anos

No dia 3 de abril de 1973 o engenheiro da Motorola Martin Cooper fazia uma chamada para o seu maior rival no sector das telecomunicações, Joel Engel, dos Bell Labs, a partir de um telemóvel. “Sabes de onde te estou a ligar?” foram as primeiras palavras proferidas.

tek martin cooper motorola

Martin Copper estava em plena Sexta Avenida em Nova Iorque, Estados Unidos, a caminho de uma conferência de imprensa, em que ia precisamente anunciar que tinha acabado de fazer a primeira chamada telefónica através de um telefone móvel.

Além da rede de comunicações, o outro protagonista do momento histórico foi um Motorola Dyna Tac 8000X, com perto de 800 gramas e uns 33 centímetros muito difíceis de imaginar nos dias que correm, até para quem tem já era nascido na altura.

A juntar às (longínquas) características móveis de outros tempos estava o facto de a bateria demorar 10 horas a carregar e de só ter autonomia para meia hora. Já no preço podemos dizer que a diferença até já foi maior (se pegarmos num dos mais recentes modelos do iPhone): o topo de gama da altura custaria em redor de 7.000 euros.

Recorde alguns dos modelos que marcaram o universo das comunicações móveis, desde os primeiros "tijolos" à "era dos toques" na galeria que apresentamos a seguir.

Em mais de 40 anos realmente muita coisa mudou e evoluiu. Hoje mais de metade da população mundial carrega consigo um telefone móvel, muitas vezes já na sua “versão inteligente”. Transformou-se definitivamente num elemento diário essencial para comunicar, mas cada vez menos através da voz, certo? Neste momento o mundo móvel pertence às aplicações, de todos os géneros e feitios, mas com o messaging e os jogos em destaque.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%