A plataforma ComparaJá.pt fez uma análise das novas ofertas e funcionalidades 4K no mercado português, em exclusivo para o TeK, tirando conclusões que podem não ser as melhores para os consumidores.

Além de significar custos acrescidos significativos na fatura mensal, a oferta deste tipo de serviços, com transmissões com cada vez mais melhor definição de imagem, é ainda demasiado limitada em Portugal, ressalva o ComparaJá.pt.

Montra TeK: As actioncams 4K mais avançadas do momento
Montra TeK: As actioncams 4K mais avançadas do momento
Ver artigo

Logo à partida existe um requisito essencial para ver conteúdos adaptados às televisões 4K: a necessidade de ter uma box que permita a transmissão desses mesmos conteúdos, o que vai resultar num acréscimo na mensalidade.

Segundo a análise do ComparaJá.pt, à exceção da MEO, que apresenta uma box com tecnologia 4K que também é possível ser utilizada com pacotes de satélite, na NOS e na Vodafone esta transmissão só é possível através de fibra ótica. Os clientes da NOWO, por sua vez, ainda não dispõem de nenhuma box que permita aceder a conteúdos 4K.

Ao optar por uma box com tecnologia 4K, é preciso ponderar a oferta das operadoras relativa a essa mesma tecnologia. A Vodafone oferece o Insight TV HD, um canal com conteúdos em 4K de entretenimento, e o Funbox 4K, canal de entretenimento e lifestyle. A operadora também disponibiliza filmes em 4K gratuitos no videoclube.

A NOS tem um canal exclusivo, o NOS Ultra HD 4K, com conteúdos relativos ao festival NOS Primavera Sound, NOS em palco, minidocumentários e outros conteúdos com esta tecnologia. Para além disso, oferece o canal Hispasat 4K, de natureza, cultura e outros conteúdos.

A MEO oferece o canal MCS TV Ultra HD, de lifestyle e desportos de ação, no caso do pacote com fibra ótica, e o canal Hispasat 4K, tanto no pacote fibra como no satélite. A operadora dispõe ainda de uma app exclusiva de experiência Ultra HD 4K, com conteúdos de natureza, moda e desportos de ação. Tem também filmes exclusivos em 4K através do MEO Videoclube. No pacote de satélite, oferece apenas o canal Hispasat 4K.