Depois de atingir receitas de 4 mil milhões de euros na área móvel em 2005, a Alcatel prepara-se para responder ao crescimento da procura de soluções tecnologicamente mais avançadas mas de grande capacidade nos mercados emergentes. A filosofia de levar as novas aplicações para o mercado de massas aplica-se também ao Mobile TV onde a empresa lançou hoje a iniciativa Unlimited Mobile TV for Mass Market.

Marc Rouane, Presidente da Mobile Division, explicou em conferência de imprensa que mais de três quartos das receitas da área móvel foram originadas nos mercados emergentes em 2005, uma tendência que se manterá durante o ano de 2006. Justificando este equilíbrio com o facto destes mercados estarem em grande expansão, o presidente da Mobile Division defendeu que há ainda muito espaço para crescer nestas áreas, mas que os operadores devem apostar em soluções de grande capacidade e flexibilidade que lhe permitam suportar o crescimento de número de assinantes, enquanto fornecem serviços mais sofisticados.

Para Marc Rouane o crescimento nos mercados emergentes passa por dar acesso a Internet com mais velocidade, serviços de música e vídeo. A Alcatel tem uma série de soluções flexíveis que podem responder ao aumento de assinantes em áreas urbanas pela conquista de segmentos de menor capacidade económica, alargamento a zonas rurais e cobertura de comunidades remotas, garantiu o presidente desta área.

Mobile TV para todos
Com a iniciativa hoje lançada a Alcatel quer responder a uma necessidade emergente, que a empresa identifica como uma das principais tendências para 2006. “Esta e uma das killer apllications que procurávamos”, disse Marc Rouane.

A aposta na massificação parte de uma solução agnóstica em termos de tecnologia, que combina o DVB-H, UMTS e transmissão satélite para dar ao utilizador a melhor experiência onde quer que se encontre. Também aqui a empresa quer dar mais flexibilidade aos operadores, permitindo o suporte a um número ilimitado de canais e utilizadores.

A Alcatel implementou já uma solução com a Orange onde oferece 50 canais em directo, e mais 9 canais temáticos, tendo gerado mais de 22,3 milhões de vídeos e sessões de TV em 2005. A empresa vai agora avançar com a T-Mobile no TV in your Pocket, abrangendo mais de 86 milhões de assinantes.




Nota de Redacção:
O TeK viajou para o 3GSMWorld a convite da Alcatel.



Notícias Relacionadas:

2006-02-09 - Ericsson divulga resultados do piloto de TV interactiva


2006-01-16 - BT divulga primeiros resultados do piloto de Mobile TV

2005-10-21 - Alcatel cria unidade dedicada à Mobile TV