Numa conferência de imprensa organizada esta quinta-feira, a Altice PT fez um balanço dos serviços de comunicação prestados durante os incêndios que devastaram o país, garantindo que tem cumprido com as exigências do SIRESP.

Segundo o referido por Alexandre Fonseca, CTO, citado pela RTP, a operadora conseguiu repor 98% dos serviços de comunicações afetados pelos incêndios de Pedrogão em apenas quatro dias e meio. “De notar que a esmagadora maioria da rede e dos serviços foram recuperados em menos de uma semana, quando a sua construção se prolongo, em alguns casos, por décadas”.

Alexandre Fonseca descartou, assim, responsabilidades relativamente às falhas no sistema SIRESP, denunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, numa entrevista ao semanário Expresso, garantindo que a PT não só tem cumprido as suas funções como até tem superado os níveis de serviço para que foi designada.

“Considerando a forma empenhada como prestámos todos os nossos serviços, é a nossa mais firme convicção que, como sempre até aqui, a Portugal Telecom tem cumprido e superado inequivocamente com todos os níveis de serviço contratados pela SIRESP SA”, assegurou.

Recorde-se que o Governo tem a decorrer o Projeto de Cadastro Simplificado, uma iniciativa destinada a identificar a propriedade e registo da titularidade dos prédios rústicos, e que poderá ajudar na responsabilização relativamente aos incêndios ou mesmo em situações como a queda da árvore na Madeira.