O alerta já tinha sido dado pelas operadoras, há cerca de um mês, quando começaram a chegar aos centros de apoio queixas de clientes a relatarem a situação.

No aviso publicado agora pela Anacom, a entidade reguladora explica que as vítimas recebem uma ou mais chamadas internacionais de números desconhecidos - números começados com “00” ou “+” e o indicativo do país; exemplo +48 ou 0048.

São propositadamente chamadas de um toque, não dando tempo a quem está do outro lado para atender a chamada. A intenção é que o número fique registado no telemóvel e o utilizador, se retornar a chamada, fica automaticamente dentro da rede de quem faz este tipo de ataques.

“No caso dos tarifários pré-pagos, o cliente pode perceber rapidamente que foi vítima de fraude (com o desaparecimento de saldo do cartão), mas, no caso de ter um tarifário pós-pago pode dar-se o caso de só se aperceber da situação meses mais tarde, com a receção da fatura para pagar”, refere a Anacom.

O principal conselho a quem recebe chamadas de números internacionais é não devolver o telefonema, acrescenta.

Sem competências para investigar este tipo de situações, a entidade reguladora recomenda a quem veja o seu saldo ou fatura desfalcados neste contexto a apresentar queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência.