Os dados de Bruxelas sobre o primeiro verão sem tarifas de roaming mostra que os cidadãos dos países da União Europeia estão a par da alteração das regras e começaram a mudar os seus hábitos quando se deslocam a outros Estados-membros.

Segundo os resultados do inquérito do Eurobarómetro Flash, realizado em finais de agosto, os europeus que utilizaram serviços de dados móveis em  roaming tão frequentemente como no seu país duplicou entre os que viajaram depois de 15 de junho de 2017 (31 %) em relação aos que tinham viajado nos meses anteriores (15 %).

A percentagem de viajantes que nunca utilizou dados móveis no estrangeiro desceu para metade após a abolição das taxas de roaming (21 %) em comparação com os meses anteriores (42 %).

Em geral, a restrição no uso de telemóveis no estrangeiro está a diminuir, com menos viajantes a desligarem os seus telemóveis (12 %) em comparação com o que se verificava antes de 15 de junho (20 %).

No entanto, em comparação com a taxa de utilização de telemóveis no seu país de origem, 60 % dos viajantes ainda limitaram a sua utilização do telemóvel ao viajarem noutro país da UE após 15 de junho de 2017.

O impacto do fim das tarifas de roaming na utilização de telefones por parte dos viajantes é igualmente confirmado em comparação com um inquérito Eurobarómetro de 2014, que revelou padrões de utilização dos telefones no estrangeiro ainda mais restritivos.

Há também “confirmações” do lado dos operadores de comunicações móveis quanto à mudança no comportamento dos viajantes que utilizam as suas redes, com vários a relatarem um aumento importante no tráfego de dados devido aos viajantes, “multiplicado várias vezes durante este verão, em comparação com o verão de 2016 (de cerca de três a seis vezes e, em alguns casos, ainda mais). Embora menos marcado, o aumento das chamadas em roaming é também significativo.