Chama-se FASTER é um sistema de cabo submarino transnacional desenvolvido com o apoio de seis grandes empresas, entre elas a Google, e a partir desta quinta-feira vai permitir ligações de alto débito entre os Estados Unidos e o Japão, beneficiando outros pontos pelo caminho.

Estamos a falar de qualquer coisa como 9.000 km de fios para uma capacidade total de 60Tbps (terabits por segundo), “mais do que o fornecido por qualquer cabo submarino ativo existente e 10 milhões de vezes mais rápido do que o seu modem por cabo”, garante Urs Hölzle, Google SVP.

O FASTER Cable System começou a ser construído em 2014 e liga Los Angeles, São Francisco, Portland e Seattle, entre outras localizações nos Estados Unidos, beneficiando igualmente toda a região da Ásia-Pacifico, e não apenas o Japão.

Além da Google, é apoiado pela China Mobile International, China Telecom Global, Global Transit, KDDI e Singtel, contando igualmente com a NEC como parceiro.

A Google propriamente dita detém uma parte do sistema, especificamente os cabos que ligam Japão a Taiwan, que têm uma menor, mas ainda impressionante capacidade de 20 Tbps.