Os relatórios de evolução dos preços das telecomunicações que o regulador do sector tem apresentado mostram que em Portugal os preços têm crescido nos últimos cinco anos, e que os valores estão acima da média na Europa, como o TeK já escreveu. E em abril volta a acontecer o mesmo, sendo considerado que Portugal foi, em termos médios anuais, o país onde os preços mais subiram. Em média, na União Europeia, os preços de telecomunicações aumentaram apenas 0,09%.

Mesmo assim, numa avaliação mês a mês, em abril registou-se uma pequena inversão da tendência de crescimento sentida desde janeiro, com uma redução de 0,27% dos preços em relação aos valores registados em março, mas essa quebra pode nem ser sentida pelos consumidores, até porque comparando com o ano anterior há lugar a um aumento de 2,42%, fazendo com que o crescimento dos preços esteja na 9ª posição entre os mais elevados da economia portuguesa.

A Anacom indica ainda que entre os 43 produtos e serviços considerados no Índice de Preços no Consumidor as telecomunicações foram os que mais cresceram. Desde janeiro de 2014 que os preços das comunicações crescem acima da média deste índice. Numa avaliação aos valores médios anuais, o crescimento de preços nesta área foi de 4,12%, 3,46% acima da inflação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.