Os dados fazem parte da análise mensal da Anacom que mais uma vez mostra que desde 2011 os preços em Portugal crescem mais do que na Europa. Apesar da maioria dos países na zona Euro terem registado uma redução de preços, que em média ronda os 0,2%, os custos das comunicações em Portugal amentaram 0,11% face ao valor registado em março de 2016 e a Anacom indica que o aumento de preços foi 2,4% superior à média anual da União Europeia.

Desta forma Portugal está no sexto lugar entre os países com aumento de preços mais elevado, num ranking liderado pela Bélgica, Finlândia, Eslovénia, Letónia e Espanha.

O regulador das comunicações refere ainda que os preços das comunicações continuam a estar no top dos que mais crescem no Índice de Preços no Consumidor (IPC). Em termos médios anuais, o aumento de preços é o oitavo mais elevado entre os 43 produtos e serviços considerados neste cabaz e o desvio é de 0,97%.

Segundo a Anacom, desde janeiro de 2014, que os preços das telecomunicações crescem a taxas médias anuais superiores à variação do IPC. Em março de 2017, o diferencial entre as duas taxas atingiu 1,40 pontos percentuais (p.p.), sendo esta a menor diferença desde maio de 2015".

No relatório a Anacom indica ainda que este aumento de preços em março de 2017 está relacionado com dois tarifários de internet móvel para PC ou tablet de um operador, mas não especifica a qual se refere.

Recorde-se que os operadores fizeram atualizações de preços no início do ano mas que muitos consumidores estão também a registar impactos nas faturas que pagam decorrentes da subscrição involuntária de serviços extra.