Chama-se Moon Express e vai ser a primeira empresa privada de sempre a “aterrar” na superfície da Lua, com o consentimento da Federal Aviation Administration, entidade responsável por regular o setor nos Estados Unidos, confirmado oficialmente esta quarta-feira.

Até agora, a oportunidade estava limitada a missões institucionais, já que não havia regulação preparada que permitisse verificar missões privadas. Entretanto, esses regulamentos têm vindo a ser definidos pelo governo dos Estados Unidos, criando novas oportunidades para a exploração comercial além da órbitra terrestre.

O conjunto pode vir a incluir missões a asteroides, deteção de lixo espacial, assim como a anunciada intenção do patrão da Space X (e da Tesla) Elon Musk de “voar” até ao planeta Marte em 2018.

Embora a aprovação não estivesse garantida, há já algum tempo que a Moon Express preparava a sua missão. Com a luz verde dada agora, os preparativos vão continuar até que a empresa lance o seu “rover” repleto de instrumentos científicos destinados a recolherem informação sobre a paisagem lunar, perto do final de 2017.

Recorde-se que a Moon Express é uma das empresas que concorrem ao prémio Google Lunar X, que oferece cerca de 18 milhões de euros para a primeira equipa privada que conseguir enviar para a superfície lunar um veículo capaz de se deslocar, pelo menos, 500 metros e difundir para a Terra imagens de alta definição. Pode-se dizer agora que o projeto está no com caminho.

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.