em janeiro os preços das telecomunicações tinham subido 2,9% em comparação com o último mês de 2015, o que representada o maior aumento mensal de preços entre todos os sectores da economia portuguesa.

A análise da Anacom relativa a março revela que a tendência se mantém e aponta números preocupantes numa comparação com outros setores da economia: Em comparação com o mês homólogo do ano anterior a subida de 2,78% é a 6ª mais elevada da economia portuguesa e em termos médios anuais a variação é de 4,21%, 3,56 pontos percentuais acima da inflação e a 5ª maior subida entre 43 produtos e serviços considerados.

Portugal foi, em termos médios anuais, o país da União Europeia com o aumento de preços mais elevado, já que em média as subidas rondam na Europa os 0,06%.

Desde janeiro de 2014 que os preços das telecomunicações crescem a taxas médias anuais superiores à variação do Índice de Preços no Consumidor.

O jornal Público recupera hoje a informação do relatório da Anacom mas cita a associação do sector, a Apritel, que contesta as comprações com a Europa, afirmando que deveriam ser “devidamente contextualizadas” porque há diferenças entre países nas ofertas e no consumo.

Não é a primeira vez que a associação reclama que em Portugal as empresas de telecomunicações têm sido penalizadas por uma queda sucessiva de receitas, sobretudo devido ao crescimento das ofertas de serviços em pacotes, que trazem poupanças aos utilizadores.