A Google e a Microsoft juntaram-se a um projecto dedicado a criar uma nova forma de classificar a qualidade das câmaras integradas nos telemóveis. O objectivo é encontrar um sistema de mais fácil compreensão por parte dos consumidores.

Prestes a entrar na terceira fase de desenvolvimento, o projecto, designado Camera Phone Image Quality, passa a contar com o apoio das duas gigantes tecnológicas, avança hoje a CNet, citando um anúncio International Imaging Industry Association (IIIA), associação da indústria da imagem digital e uma das promotoras da iniciativa.

Nesta terceira fase uma série de empresas que trabalham na área da fotografia e imagem digital irão tentar encontrar uma medida capaz de traduzir os vários resultados obtidos durante os testes a capturas de imagem com câmaras de equipamentos móveis.

Actualmente a maior parte dos telemóveis já contam com "máquina fotográfica", mas os sensores de imagem são pequenos e a escolha das lentes é condicionada por orçamentos restritos o que leva uma grande discrepância entre a qualidade das imagens produzidas pelos vários dispositivos no mercado.

O padrão actualmente utilizado pelos consumidores para comparar as capacidades das câmaras são os megapixéis, mas este indicador pode ser uma fraca ajuda quando falamos de sensores de imagem de dimensões tão reduzidas como os utilizados em telemóveis.

A iniciativa da IIIA visa encontrar um processo mais adequado e fidedigno para medir o desempenho dos dispositivos móveis neste campo, facilitando a vida aos consumidores e aos próprios fabricantes.

Os testes às câmaras têm avaliado parâmetros como a resolução, a uniformidade da cor, a distorção de lente e aberração cromática, mas os investigadores colocam a hipóteses de incluir na avaliação critérios como a nitidez da imagem e a redução de ruído ou o balanço de brancos, por exemplo.

Entre as empresas envolvidas no projecto estão a Kodak, Fujifilm, Motorola, Nokia ou a Sony Ericsson.