As vendas do novo iPhone na Ásia já arrancaram e os primeiros números confirmam o que as informações relativas ao ritmo de pré-reservas nos Estados Unidos faziam antecipar: a euforia em torno dos lançamentos da marca da maça continua.



O New York Times noticia que a KDDI no Japão já esgotou o número de unidades que tinha disponíveis para venda quando esta manhã abriu a porta. O Softbank, outro operador móvel do país, também relata uma procura acima do esperado para a quinta geração do iPhone e mostrou-se mesmo preocupado, junto da imprensa local, relativamente à capacidade da Apple para responder aos níveis de procura registados.



[caption]Foto AP - App Store Japão[/caption]

O suporte para a quarta geração móvel é apontada pelos operadores como a característica que justifica o maior interesse em torno desta quinta edição do iPhone.



Já as informações que chegam da Austrália, da Telstra, indicam que as unidades alocadas às pré-reservas online esgotaram em 18 horas. Já à porta da loja principal da Apple em Sidney acumulavam-se cerca de 600 pessoas na altura de abertura das portas. No Reino Unido os números relatados pela imprensa rondam o milhar para várias lojas, com várias retalhistas a considerar que o número de pessoas à espera era maior do que em edições anteriores.



[caption]Foto AP - App Store Londres[/caption]




[caption]Foto AP - App Store Paris[/caption]

O iPhone 5 chega hoje aos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura e Reino Unido. As filas à porta das lojas também são notícia noutros países, que ao longo dia vão receber o equipamento. Nos Estados Unidos, por exemplo, há pessoas à porta da loja da Apple na 5ª Avenida em Nova Iorque desde a última sexta-feira.



[caption]Foto Reuters - App Store Nova Iorque[/caption]

Outros indicadores, confirmados pela fabricante, faziam antecipar uma forte procura do novo modelo, como os dois milhões de unidades pré-reservadas em 24 horas, depois do lançamento desta possibilidade há uma semana atrás.



A Portugal o iPhone 5 chega no próximo dia 28 de setembro, mas as pré-reservas na Vodafone e na TMN começaram ontem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira