A indústria dos videojogos continua a somar e a seguir para somar ainda mais. Este ano, de acordo com o último relatório da SuperData Research, o segmento segue em linha para terminar dezembro com mais de 91 mil milhões de dólares em receitas geradas durante todo o 2016.

[caption][/caption]

A analista conclui que as vendas de jogos móveis foram a maior alavanca para o crescimento do mercado e destaca Pokémon Go e Clash of Clans como os principais responsáveis do sucesso. Contas feitas, diz a SuperData, títulos para smartphones e tablets devem acabar o ano com cerca de 40,6 mil milhões de dólares em receitas geradas, um número que fica a "centímetros" da metade do bolo total. Para 2017, esperam-se produções cada vez maiores para estas plataformas.

Nos computadores, a analista destaca as compras in-game. Embora a projeção de receitas para PCs ascenda aos 35,8 mil milhões de dólares, a maior parte deste dinheiro será gerada pela venda de itens e personagens de jogo. Neste sentido, League of Legends foi o jogo mais rentável para computadores, valendo cerca de 1,7 mil milhões de dólares à Riot Games entre janeiro e novembro.

[caption][/caption]

Em contrapartida, a realidade virtual não sucedeu como previsto. Embora 2016 esteja a ser definido como o ano da massificação da tecnologia, a SuperData Research nota que os jogadores não estão a adotá-la como sistema de jogo. As razões apontadas, para além do preço dos headsets, prendem-se com a inexistência de um grande jogo em VR, como o Battlefield 1 foi para as consolas ou Overwatch foi para os computadores. Em números, o segmento deverá traduzir-se em 2,7 mil milhões de dólares em receitas.