No final do segundo trimestre de 2017 existiam 4,79 milhões de acessos telefónicos em Portugal, mais 1,2% face a igual período do ano passado, segundo os dados mais recemtes da Anacom.

O crescimento trimestral (8,4 mil acessos) ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento dos acessos VoIP/VoB (mais 72 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo, sublinha a entidade reguladora.

A esta subida no número de acessos não correspondeu uma subida no tráfego de voz do serviço telefónico fixo (STF), que baixou 14,1% relativamente a idêntico trimestre de 2016, para os 1,27 mil milhões de minutos, com origem em 336 milhões de chamadas.

Em média, por mês, foram consumidos 88 minutos por acesso: 69 minutos em chamadas fixo-fixo por acesso principal (menos quatro minutos que no trimestre anterior), nove minutos em chamadas fixo-móvel (valor idêntico ao do trimestre anterior) e seis minutos em chamadas internacionais (valor idêntico ao do trimestre anterior).

No final do trimestre em análise, a MEO era responsável por 45,3% do total dos acessos principais e a NOS a segunda maior fornecedora do serviço, com uma quota de 35,4%, e aquela que mais cresceu. A Vodafone, em terceiro, atingiu uma quota de 15,2%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.